Notícias do Vale

Notícias da Bahia

Noticias do Brasil

Opinião & Notícias

Assista aos nossos principais vídeos

Você está em:

SESAB: Blitz em hospitais e maternidades da capital


Com o objetivo de verificar as condições de atendimento da população nas unidades de saúde do Estado, bem como fiscalizar o cumprimento das escalas dos profissionais e aferir o bom funcionamento dos equipamentos de imagem, o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, realizou neste sábado (26) uma série de inspeções na capital baiana.

Os pacientes politraumatizados, sobretudo vítimas de acidente de moto,  continuam sendo um problema para os hospitais,  visto que invariavelmente necessitam de cuidados intensivos,  mas na blitz realizada pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), o número de pacientes com problemas vasculares e indicação de amputação foi o que mais chamou a atenção.
São pacientes diabéticos, na sua maioria, que sem o acompanhamento adequado na rede de Atenção Básica na capital e no interior, tem o seu estado de saúde agravado. "Uma maior cobertura e resolutividade da rede de atenção básica de saúde em todo o estado reduziria drasticamente a demanda por leitos hospitalares", afirma Vilas-Boas, que aponta também a hipertensão como uma das  principais causas de obstrução da rede de alta complexidade, visto que sem o tratamento adequado pode causar um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Foram inspecionados os hospitais Geral Roberto Santos (HGRS) e Geral do Estado (HGE), a Unidade de Pronto Atendimento do Cabula e a Maternidade de Referência José Maria de Magalhães Netto. Para solucionar os problemas encontrados,  a Sesab ampliará a rede de ortotrauma a fim de aumentar a capacidade de cirurgias e descentralizar o atendimento,  hoje concentrado no HGE. Também é necessário aperfeiçoar o Acolhimento com Classificação de Risco (ACCR) nas unidades, agilizar os procedimentos laboratoriais e de imagem, em especial, na maternidade e realizar um treinamento com as equipes sobre cuidados paliativos.
As inspeções sem comunicação prévia às unidades serão uma rotina, podendo ocorrer qualquer dia da semana.

Neto Oliveira

Aqui a notícia é fato!

Nenhum comentário:

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Itiruçu Notícias. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios, podem ser removidos sem prévia notificação.

OUÇAWEB RÁDIO ITIRUSSU

Esportes

Notícias de Itiruçu

Anúncios




Redes Sociais

Outras redes Sociais:

Instragam

Twitter